Aprender com o faz de conta

por em , , , , , 1

O oceanógrafo Francisco Silva trouxe o mar à escola do hospital de Santa Maria e proporcionou-nos uma aula especial: falámos da formação das ondas, do canhão da Nazaré e dos tsunamis e explicou-nos porque existem correntes e marés. Ainda houve tempo para nos esclarecer todas as nossas dúvidas: porque é o mar salgado, porque vemos o mar azul ou verde, porque há zonas com água fria e outras com água quente... Foi um Mar de emoções!





Tivemos a visita da Mª José e do João do Museu da Eletricidade que nos trouxeram carros movidos a energia solar para construir. Fizemos corridas e divertimo-nos muito!




Com a ajuda da Sandra do Pavilhão do Conhecimento, fizemos de conta que éramos aeromodelistas e construímos aviões na nossa escola. Falámos das descobertas de Bernulli, da força de gravidade, sustentação, pressão e resistência... gostámos muito de ver o nosso mosquito a voar!




A Sandra e a Evelina vieram do Pavilhão do Conhecimento e trouxeram-nos o arco-íris. Observámos o comportamento da luz com diferentes materiais e instrumentos e organizámos uma "caça" ao arco-íris. Foi mais uma tarde bem passada :)






Com a Escola do IPO fizemos de conta que éramos matemáticos durante a nossa teleaula. Acertámos no 100 e resolvemos vários desafios com canetas. Foi uma tarde divertida.





Continuámos a fazer de conta que somos programadores com a ajuda do professor Paulo Torcato e dos seus alunos do projeto Robot Ajuda!






Uma resposta para “Aprender com o faz de conta”

  1. E que mar de emoções sinto quando vejo as vossas atividades!
    Admiro sinceramente o vosso trabalho e é sempre com grande admiração que vejo cada um dos post´s.
    Ao HSM, ao HDE, ao IPO e ao CMRA um agradecimento carinhoso pela partilha sempre tão enriquecedora e aconchegante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar