Viagens nesta terra

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A equipa do Farol Museu de Santa Marta (Inês Fialho Brandão e Manuela Pereira) ofereceu, durante o mês de novembro, mais duas visitas ao nosso espaço.
A que mais nos marcou foi, sem dúvida, aquela em que pudemos comunicar via Skype com o chefe faroleiro Ramos de Pina do Farol do Cabo da Roca. Com a abordagem da vertente humana dos faróis, ficámos a conhecer os faroleiros e as suas vidas no passado e no presente. Houve um momento que consideramos mágico: quando o sol partiu e o crepúsculo reinava, o farol começou a funcionar com uma luz intermitente e intensa.
Na última semana, visitámos o Farol Museu de Santa Marta onde fomos recebidos pela equipa do museu (Inês Brandão, Manuela Pereira, Lina Lopes e Sónia Sousa), pelos faroleiros Maria Oliveira e Santa Neto e pelo Comandante Coelho Dias da Direção dos Faróis.
As curiosidades que aprendemos foram muitas, como por exemplo, quem inventou os faróis, como é que um farol nunca fica sem luz, o que mais gosta de fazer o chefe faroleiro Ramos de Pina nas suas rotinas diárias, as razões que levaram os faroleiros a escolher uma profissão tão dura e interessante, entre outras.
Aprendemos ainda os nomes e as funções de aparelhos existentes num farol: termómetro, termógrafo, anemómetro e heliógrafo.


Sete alunos escutam e observam Inês Brandão

O quadro interativo apresenta um heliógrafo

Oito  alunos escutam as informações fornecidas pela equipa do Farol Museu de Santa Marta

A imagem do faroleiro Ramos Pina no quadro interativo durante a videoconferência

A equipa do Farol Museu dá explicações a cinco alunos e no quadro interativo o faroleiro Ramos Pina em videoconferência

Manuela do Farol Museu explica a um aluno o funcionamento de um anemómetro

Dois alunos observam o mar nas ameias do Farol Museu de Santa Marta

Dois alunos e uma técnica do Farol Museu observam e conversam sobre o mar

Alunos, professora, educadora conversam no átrio exterior da fortaleza do Farol  Museu

Doutora Inês apresenta a maqueta do farol de Santa Marta e um aluno e dois faroleiros convidados assistem

A faroleira Maria Oliveira conversa com um aluno no exterior do farol Museu

No átrio exterior do farol Museu um aluno  e a professora ouvem as explicações da Dra. Inês

Uma auxiliar e um faroleiro ajudam um aluno em cadeira de rodas a subir uma rampa íngreme

Dentro do Farol Museu, na casa das lâmpadas, alunos, equipa técnica do Museu, os dois faroleiros, professora e restantes acompanhantes conversam

A faroleira Maria responde às perguntas dos alunos

Na sala escurecida a técnica explica o o funcionamento do heliógrafo

O heliógrafo em grande plano

No exterior no crepúsculo o farol de Santa Marta iluminado
Palavras dos alunos:

Gostei de ver o farol à noite, por estar iluminado. Adorei as gaivotas e estar cá fora a ver o mar. Achei muito fixe ouvir os faroleiros e gostei das fardas deles! Gostava de experimentar uma farda daquelas! 
O caminho cá fora tem uma grande descida e uma cadeira de rodas não consegue parar de descer! Mete medo, mas até foi divertido!
Feliz Natal para os faroleiros e um grande abraço para a Inês e Manuela! 
Que bom seria haver uma claraboia na sala das lentes do Farol Museu para podermos ver a luz do farol acesa, visto não termos acesso ao piso superior!
Encontrámos bastantes barreiras arquitetónicas, mas tivemos a sorte de ter a ajuda de quem nos acompanhava, dos faroleiros e da equipa de acolhimento ao visitante do FMSM. 
Gostei de ver as óticas no Farol Museu e de conhecer alguns faróis que desconhecia. Já tinha visto uma reportagem de um faroleiro cabo-verdiano que vivia com a sua família no farol. Mas não sabia que era igual nos outros países. Desconhecia que era uma carreira profissional ligada à Marinha. 
Tive pena de não poder observar o farol mais perto de mim. Gostava de ter subido para o patamar superior... 
Foi notória a ajuda dos faroleiros e da D. Manuela na subida da rampa! 
Um dia, quando for grande, vou ser faroleiro em São Tomé! É bom ser faroleiro para viver junto do mar e poder ir tomar banho! 
A profissão de faroleiro não é fácil! Estar ali fechado sem contacto com o mundo exterior não é mesmo fácil, embora haja mais flexibilidade nos nossos dias devido ao avanço dos meios de comunicação. Mesmo assim, acho que não é qualquer pessoa que tem perfil para esta profissão. Gostei de aprender para que servem e como funcionam os aparelhos do Farol Museu.
Ainda no enquadramento da atividade O museu vai à escola inserida no Plano Anual de Atividades do projeto TeleAula, o Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia (MAAT) disponibilizou uma equipa do Serviço de Apoio ao Visitante para realizar um ateliê junto dos alunos internados. Assim sendo, recebemos a visita de Raquel Eleutério, António Banza e Jorge Batista que nos ensinaram a construir um carro movido a energia solar.
Este carro funciona através da direção de uma luz (que substitui a presença da luz solar) sobre um painel foltovoltaico colocado na parte superior.
No final, fizemos uma corrida de carros superdivertida!

Muito obrigado à equipa do MAAT pela simpatia, disponibilidade e profissionalismo. Nós adorámos!

Alunos escutam e apresentam-se à equipa do MAAT

António Banza ajuda um aluno na construção do carro

Jorge Batista ajuda um aluno na construção do carro

Alunos a construir o carro

A corrida dos carros e a chegada à meta de um deles
Estamos, neste momento, a preparar o Natal no Alcoitão: ateliê de postais para enviarmos aos nossos amigos e familiares, decoração do corredor do piso 2 (Pediatria), presépios para oferecer aos vários departamentos.
As mãos de um aluno a elaborar um postal com uma árvore de Natal em pop-up

Um aluno a cortar a cartolina vermelha para fazer o seu postal

As mãos de um aluno a pintar de azul uma caixa de ovos que será o presépio

Um aluno a enfeitar o presépio com estrelas feitas em papel dourado
No próximo mês, mostraremos os trabalhos feitos.
Desejamos a todos um feliz Natal! 

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