Da horta ao conhecimento

por em , , , , , 3

Visita à horta

Os alunos da Escola do Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria foram visitar a horta pedagógica da Consulta Externa. Reconheceram e cheiraram as plantas hortícolas e aromáticas, identificaram as partes constituintes das plantas, observaram os estragos que as lagartas fizeram às couves e expuseram alguns trabalhos que realizaram na escola.


Tarefas da horta

Os nossos alunos também andaram muito atarefados com os trabalhos que realizaram na horta: tiraram as ervas daninhas, sacharam a terra, transplantaram beterrabas, alfaces, pimentos e abóboras, regaram e varreram!


O compostor

Junto à horta existe um compostor. A educadora Rita contou-nos como o construíram e explicou-nos como, de uma forma natural, conseguimos enriquecer o solo da horta sem necessidade de utilizar produtos químicos.


Animais da horta

Também aprenderam que há animais benéficos para a horta e outros que a prejudicam...


Um espantalho para a horta

Construíram um espantalho para afugentar algumas visitas indesejáveis.


TeleAula IPO

Com a escola do IPO fizemos uma TeleAula em que jogámos ao Planty, um jogo de perguntas, mímica, desenho e conceitos sobre as plantas.


Pavilhão do Conhecimento

Tivemos a visita da Evelina do Pavilhão do Conhecimento. Desta vez trouxe no colete uma proposta bem diferente das anteriores... projetámos, recortámos, construímos, cosemos e decorámos bonitos marcadores, porta-chaves e bolsas!



Em TeleAula, conversámos sobre centro de massa e de gravidade e construímos vários equilibristas.

3 Respostas para “Da horta ao conhecimento”

  1. Muito bem. Gostei muito das vossas atividades. Muito bem mesmo.
    E vivam as cores, a diversidade e pertinências dos temas e o vosso empenho.
    Muito bem!

    ResponderEliminar
  2. Very nice. I am from Kulautuva children sanatory school.http://www.kvsmokykla.puslapiai.lt/

    ResponderEliminar
  3. Adorei a vossa horta e todo o vosso trabalho! Parabéns, o espantalho está lindo! Uma publicação colorida e repleta de conhecimento.

    ResponderEliminar