Ninhos e biscoitos

por em , , , , , , , , , 2

O Miguel a pintar o telhado do ninho
O telhado do ninho artificial
Depois de pintarmos o telhado da casa de pássaros, elaborámos um anúncio para arrendamento do espaço.

Arrenda-se
Ninho espaçoso, com uma janela, vista para o mar e para um belo jardim, próprio para um casal de pássaros pequenos como pardais, andorinhas, estorninhos, pintarroxos ou pintassilgos.
Comida gratuita incluída.

Renda: 300 trinados ou chilreios por mês.

ARRENDA-SE

Entretanto, fizemos uns biscoitos para os futuros moradores deste espaço.
Esta é a receita que ficou com bom aspeto.

Biscoitos para pássaros

Ingredientes

  • 1 jarro ou taça para misturar
  • Gelatina sem sabor
  • Meio copo de água
  • 1 chávena com sementes para pássaros
  • 1 garfo
  • Formas (ou cortadores) de biscoitos
  • Óleo vegetal
  • Espeto de madeira
  • Fita ou laço

Modo de preparação

  1. Faça a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Para esta receita necessita de meio copo. Deixe assentar até começar a solidificar. Depois adicione as sementes para pássaros à gelatina. Misture tudo muito bem com um garfo até as sementes ficarem bem cobertas.
  2. Unte as formas, ou cortadores de biscoitos com um pouco de óleo. De seguida coloque a mistura de gelatina e sementes dentro das formas. Leve-os ao frigorífico durante uma ou duas horas.
  3. Desenforme, cuidadosamente, as sementes com gelatina e deixe a secar completamente no prato. Este processo demora geralmente dois dias, à temperatura ambiente.
  4. Assim que os seus comedouros estiverem secos, faça um pequeno buraco no meio de cada um com um espeto para depois passar uma fita.
 
As formas e a massa dos biscoitos
Os biscoitos / comedouros feitos

Dicas

Ao pendurar o comedouro, certifique-se que este fica pendurado numa zona abrigada da chuva, para evitar que a gelatina se dissolva. Se preferir fazer um comedouro à prova de água, substitua a gelatina por banha. Para isso deverá derreter a banha e deitá-la por cima das sementes, e depois colocar tudo em formas de bolos pequenos e deixar assentar.

Bolinhos de limão

As estagiárias Carolina e Soraia do Serviço Educativo organizaram o ateliê “Biscoitos para o lanche” no espaço da escola a pensar que os nossos colegas do PCA1 pudessem participar através da videoconferência. Infelizmente, eles tinham exame e não puderam assistir.
Aprendemos a fazer deliciosos biscoitos de limão para nós e para a família. Também fornecemos esta receita e avisamos que não devem deixar muito tempo no forno, porque ficam um pouco rijos, mas se os molharem no leite ou no chá são bons na mesma.

Ingredientes

  • 500 g de farinha
  • 250 g de açúcar
  • 150 g de manteiga
  • Raspa de 1 limão
  • 3 ovos

Preparação

  1. Coloque a farinha dentro de uma tigela larga e faça um buraco no meio e deite os ingredientes. Amasse tudo muito bem até a massa se descolar da tigela e das mãos. Em seguida, estique a massa e corte biscoitos pequenos com várias formas.
  2. Aqueça previamente o forno a 180º e leve os biscoitos ao forno.
Partir os ovos
Verter os ovos para a tigela
A massa deve ser colocada em cima de papel vegetal
Biscoitos humanos que podem ser mergulhados em chocolate derretido

2 Respostas para “Ninhos e biscoitos”

  1. Como já referi no Moodle, gostei muito destas atividades. O saber nunca ocupará lugar, é bem verdade!
    Então e já alugaram o ninho? Achei uma ideia fantástica.

    ResponderEliminar
  2. Não, Filomena. Eles andam por lá, mas já devem ter casa feita. Nem com comida de graça! Talvez no próximo ano letivo, algum pardal se lembre de nós.

    ResponderEliminar