Faz de conta que sou paleontólogo

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No nosso faz de conta, em Alcoitão, temos sido paleontólogos durante algumas semanas. É uma profissão interessante. Ora vejam!

Enquanto observava os fósseis e as rochas que se encontram na sala de aula do Alcoitão, achei curioso este fóssil de peixe.



Resolvi investigar a identidade do peixe. Para isso, comparei com as imagens dos peixes mais conhecidos que habitam no Oceano Atlântico, já que o fóssil foi encontrado no Brasil.

Cavala 
A forma da boca é muito semelhante e a barbatana caudal é alongada e estreita tal e qual o peixe do fóssil.

Carapau


A barbatana caudal, boca e corpo são semelhantes ao do fóssil.

Sardinha 
Acho que a boca deste peixe é mais pequena do que a do fóssil, porém a forma do corpo e a barbatana caudal são exatamente iguais.

Robalo 

Embora seja muito parecido na boca e na barbatana caudal, o corpo é muito diferente, porque tem uma espécie de bossa no dorso, apresentando um corpo mais largo.

Barracuda 

Muito parecido na boca e no corpo, no entanto a barbatana caudal é muito diferente.

Pargo

A única semelhança é a sua barbatana caudal. De resto, tem uma cabeça arredondada e um corpo larguíssimo.

Dourada 
Não encontrei nenhuma semelhança entre este peixe e o do fóssil.

Sargo 
Este peixe tem uma forma (quase) redonda.

Escolarinho 

Este peixe tem uns olhos enormes e a cabeça arredondada, porém a barbatana caudal é muito parecida.
Cheguei à conclusão que a cavala é o peixe mais parecido com o do fóssil.

André
Paleontologia na escola de hospital

Alunos paleontólogos durante duas horas

Ontem, à tarde, os alunos internados no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão vestiram a bata de paleontólogos. Um dos alunos fez de conta que era o professor e apresentou um Power Point sobre fósseis e dinossauros.
O Power Point continha vários tipos de fósseis, diversos processos de fossilização e a descrição de quatro diferentes dinossauros.
Após a apresentação do assunto pelo aluno André Martins, passou-se à escavação de dois fósseis em miniatura que guardavam em si o esqueleto de dois famosos dinossauros: o Velociraptor e o Tiranossaurosrex
Para ajudar a escavação foram utilizados, além de várias ferramentas (cinzel, pincel, martelo), líquidos como água, sumo de limão, vinagre e champô.
Foi uma experiência nova para estes alunos que nunca tinham feito nada semelhante.


in Jornal Alcoitão, 13 de outubro de 2015

(notícia elaborada por André na sequência do estudo dos conteúdos letivos da disciplina de Português do 7º ano)




É difícil descrever o quão interessante foi esta atividade.
Existem algumas fotografias que documentam a curiosidade, a aplicação, a concentração e a vontade de aprender, quer dos alunos, quer dos familiares e das educadoras que estiveram presentes e participaram, no entanto não as podemos divulgar, porque respeitamos o direito à privacidade.
Obrigado a todos!
Professoras Sandra e Sónia

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