O início do nosso Faz de Conta

por em , , , , 0

Este ano letivo utilizaremos como fio condutor o Faz de Conta.
O Faz de Conta é mais amplo que ensinar conteúdos, com a vantagem de promover o desenvolvimento intelectual e afetivo através da ação e da imaginação, levando o aluno a criticar, a selecionar e a construir o próprio conhecimento. 
Iniciámos o ano, pedindo aos alunos que relembrassem uma das suas histórias favoritas e que construíssem fantoches para o reconto da mesma.







No âmbito do nosso projeto Ciência faz bem à Saúde, com o Pavilhão do Conhecimento, fizemos de conta que éramos geólogos. A Sandra e a Catarina trouxeram-nos as ferramentas usadas pelos geólogos e estivemos a observar, na lupa binocular, areia. Não imaginávamos que os sedimentos que a formam fossem tão espetaculares... Alguns parecem pipocas!
Também vimos outras rochas, bombas vulcânicas e recebemos turritelídeos.







Este ano contamos com a colaboração do professor Paulo Torcato, do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, com o projeto O Robot ajuda! Já fizemos sessões de Scratch e percebemos que programar jogos é uma tarefa bastante desafiante. Mas mesmo assim, fizemos de conta que éramos programadores e conseguimos criar um jogo e uma história.





Vejam um dos nossos jogos :)

Deixe-nos o seu comentário