Um regresso nunca igual - início do ano escolar 2015/16

por em , , , 0

Fazer contas ao tempo...

Este ritmo tão particular à nossa atividade é sempre enriquecido pela diversidade de novas melodias e pela poesia, revista e reescrita pelos olhares e pelas mãos dos nossos alunos e demais intervenientes no processo de ensino-aprendizagem. No contexto hospitalar, este processo pode estar enquadrado por outros compassos mas, ainda assim, tirando partido das mesmas notas.

Faz de conta

...que escrevemos música, faz de conta que jogamos, faz de conta que pintamos, faz de conta que estudamos... Pretendemos fazer muitas vezes de conta ao longo deste ano letivo no Hospital Dona Estefânia!

E como alguém disse e muito bem:
O jogo é o mais eficiente meio estimulador das inteligências, permitindo que o indivíduo realize tudo que deseja. Quando joga, passa a viver quem quer ser, organiza o que quer organizar, e decide sem limitações. Pode ser grande, livre, e na aceitação das regras pode ter seus impulsos controlados. Brincando dentro de seu espaço, envolve-se com a fantasia, estabelecendo um gancho entre o inconsciente e o real.
Celso Antunes (2003)
(educador e escritor brasileiro)


Iniciámos, então, com muitos jogos e gargalhadas - jogos de faz de conta e... jogos de fazer contas!

"Rir é o melhor remédio", ensinam-nos os Doutores Palhaço da ONV
através deste jogo de tabuleiro
Resoluções, de fora da caixa/"out of the box",
quando o trabalho em papel e lápis não é a melhor solução
E como há momentos em que nos parece que tudo se conjuga e nos deparamos com pessoas muito generosas, ao nosso Serviço de Apoio Escolar chegou uma ENORME caixa de Jogos Matemáticos que vai enriquecer, em muito, a nossa sala de trabalho. À empresa LudusScience o nosso Muito e Muito OBRIGADA!





A todos desejamos um Feliz Faz de Conta 2015-2016!!

Deixe-nos o seu comentário