Viajando por histórias especiais!

por em , , , , 1

Histórias de Amor

No projeto Mitologia estivemos a explorar as belas histórias de amor da mitologia. A história mais apreciada pelos nossos alunos foi uma das lendas mais conhecidas da mitologia grega, a de Eros e Psiquê.
Eros era filho da deusa do amor, Afrodite, uma imortal de beleza enorme. Psiquê era uma mortal, filha de um rei importante.
Psiquê e as suas duas irmãs eram muito belas, capazes de despertar a admiração de qualquer pessoa. As irmãs de Psiquê casam-se mas ela não, apesar de ser a mais bela das três. Os seus pretendentes tinham medo da sua beleza.
Consultando os oráculos, os pais da jovem entristeceram-se pelo destino da filha. Foram aconselhados a deixar Psiquê num alto de um rochedo vestida de noiva, para ser desposada por um terrível monstro!
Assim, Psiquê foi deixada no alto do rochedo e um vento muito forte, Zéfiro, soprou e levou-a para um local mágico. Psiquê acabou por descobrir que o marido que lhe estava predestinado, Eros, afinal era extremamente carinhoso.
O marido de Psiquê exigiu uma condição que não podia ser quebrada: ela nunca poderia ver o seu rosto. Eros não queria que ela o amasse só por causa da sua beleza. Psiquê aceita e promete não quebrar o desejo do marido.
Mais tarde, Psiquê vai visitar a casa dos pais. O reencontro gera a felicidade dos pais e a inveja das irmãs. Elas acabam por convencer Psiquê a quebrar a promessa.
Em casa, quando a noite chega, Psiquê acende uma vela e procura ver o rosto do marido. Ela fica totalmente encantada pela beleza do marido. Eros ao ver que ela tinha quebrado a promessa, abandona-a.
Sozinha e infeliz, Psiquê cai num sono profundo. Ao vê-la tão triste e arrependida, Eros, que também sofria com a ausência da amada, implorou a Zeus que tivesse misericórdia deles.
Com a concessão de Zeus, Eros usou uma de suas flechas, despertando a amada, transformando-a numa imortal e levando-a para o Olimpo.
A partir daí, Eros e Psiquê nunca mais se separaram. O mito de Eros (o amor) e Psiquê (a alma) retrata a união entre o amor e a alma.


Um livro especial...

Um menino especial teve uma manhã especial com um livro ainda mais especial...
Este livro conta a história do Pinóquio e foi criado pela equipa Pimpolina para ser explorado por crianças hospitalizadas.



Dia da Mãe

Aqui fica o nosso mimo para o Dia da Mãe...




Uma resposta para “Viajando por histórias especiais!”